Pai também amamenta?

Pai também amamenta? O que a amamentação tem a ver com os homens? Nesta Semana Mundial da Amamentação, veja abaixo três dicas pouco comuns para que os pais contribuam, de verdade, para o aleitamento de seus filhos. As mulheres agradecem! 


UM DIÁLOGO ESPECIAL

 

Eu sonhei muito com o dia em que o Paulo, nosso filho mais velho de 4 anos, iria começar a emitir palavras e frases de forma funcional. Até relativamente pouco tempo atrás, eu não sabia se isso iria acontecer. O prognóstico era incerto; o atraso na fala, considerável.

 

Trabalhamos intensamente, até hoje, nas sessões de fonoaudiologia. Felizmente, temos visto progressos que nos enchem de esperança. Vejam só o diálogo que tivemos esta semana, enquanto eu amamentava a Amanda, nossa caçula de apenas quatro meses:

 

ㅡ Paulo pode ‘dá’ mamá Amanda?

 

A Amanda só mama no peito, então eu respondi o seguinte:

 

ㅡ Filho, só a mamãe tem leite. Só a mamãe dá mamá no peito. Você quer cuidar dela depois?

 

E, de fato, ele cuidou. Ficou ao meu lado e, quando ela soltava leite, era ele quem limpava com um paninho.

 

AMAMENTAÇÃO TEM A VER COM OS HOMENS?

 

Este diálogo foi especial não só porque foi verbal ㅡ antes minha comunicação com o Paulo era mais efetiva com gestos, olhares e ações ㅡ, mas também porque pude mostrar a ele, desde cedo, que os homens têm um papel muito importante nos cuidados com um bebê.

 

Portanto, nesta Semana Mundial da Amamentação, agora te pergunto: pai também amamenta? A amamentação tem a ver com os homens?

 

Sim, especialmente se considerarmos que amamentar é muito mais do que prover leite ao bebê. Amamentar é acolher, alimentar e acalentar.

 

É verdade que o leite vem da mãe, mas praticamente todo o resto o homem pode fazer. Amamentar nem sempre é fácil ㅡ minha própria experiência de aleitamento com o Paulo foi bem diferente do que eu esperava, como contei no post “Minha Amamentação na UTI Neonatal”. Portanto, se você é pai, saiba que você pode fazer MUITO pelo mamá do seu bebê ㅡ e pelo bem estar da mãe, que vai te agradecer muito se você aplicar as dicas abaixo:

 

3 COISAS QUE O PAI PODE FAZER PELA AMAMENTAÇÃO

 


Dê comida pra mãe!!!

Isso quase ninguém fala, mas amamentar dá uma fome tremenda! Portanto, cai muito bem uma vitamina reforçada ou um bom sanduíche após dar mamá. E é muito melhor quando este lanche já está pronto, porque alguém que se importa com a mãe do bebê preparou para ela. Este carinho alimenta a mãe, que também precisa ser cuidada. Garanto que seu bebê será beneficiado com este gesto.

 

Nas madrugadas, contribua para o sono da mãe.

Eu sei, é super puxado acordar no meio da noite. Ninguém sai saltitante da cama às 3 da manhã por causa de um choro de fome. Esta fase (sim, é uma fase, vai passar) é bastante exigente para a mãe e, já que o filho não é só dela, faz todo o sentido que o pai divida esta tarefa sempre que possível. Pegar o bebê para arrotar ou trocar a fralda, por exemplo, já contribui muito para alguns minutos a mais de sono da mãe.

 

Apoie e elogie a mãe.

Se a mãe do seu bebê escolheu amamentar, a primeira coisa que você, pai, precisa fazer é comprar um presente para ela.  Nada de absorvente de seio, hein? Vá comprar algo que a faça se sentir bem como mulher, pessoa e até mesmo como profissional, por que não? Ela merece este reconhecimento. Amamentar não é fácil por vários motivos (desde pessoais até sociais), mas se ela tiver o seu apoio e reconhecimento, o aleitamento vai ficar mais leve.

 

Nesta Semana Mundial da Amamentação, cabe refletir: se mais homens souberem o BEM que podem fazer pelo aleitamento de seus filhos, as mulheres terão melhores histórias para contar sobre suas experiências com amamentação 😉

Queremos ouvir sua opinião ;-)