Pais atípicos, pais imparáveis

By Kerol | Blog

Uau! Você é I M P A R Á V E L ! ! !

Acredite, você mãe ou pai de criança com desenvolvimento atípico é o tipo de pessoa com as maiores chances de evoluir a ponto de se tornar uma daquelas pessoas “imparáveis”, aquelas que atingem todo seu potencial de desenvolvimento, que são relatadas em biografias inspiradoras.

Difícil acreditar? E se te dissermos que essa afirmação não é nossa, mas do matemático e investidor multimilionário Nassim Nicholas Taleb. Bem, na verdade essa frase que você leu é nossa mesmo, mas a escrevemos com base na definição de antifragilidade criada por Taleb.

Em seu livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos (2012), ele explica que a antifragilidade é o extremo oposto da fragilidade, ou seja, é algo que quanto mais exposto a dificuldades, a situações inesperadas e desafiadoras, mais e mais forte se torna.

Um dos exemplos que ele explica como um sistema antifrágil é a evolução do ser humano. Você já reparou que quando fazemos atividade física por um tempo prolongado, como frequentar uma academia de musculação ao longo de um ano, por exemplo, nosso corpo cria mais músculos do que precisamos para fazer os exercícios? É por isso que, de tempos em tempos, temos que aumentar a carga de peso, porque nosso corpo responde ao esforço se preparando para um esforço ainda maior. Por isso ficamos cada vez mais fortes.

E o que acontece se fizermos o contrário, se deixarmos nosso corpo em longos períodos de repouso? Nossa musculatura vai gradativamente se reduzindo, para evitar gasto desnecessário de energia. Ou seja, ficamos cada vez mais fracos quanto mais repouso e tranquilidade tivermos.

Percebe como nosso corpo se encaixa perfeitamente na definição de antifragilidade do Taleb, isto é, precisamos submeter nossos músculos a dificuldades, a situações de esforço e estresse para que cresçam e fiquem cada vez mais fortes.

Você pode estar pensando “Ok, entendi, mas o que isso tem a ver comigo e com a minha criança!?”. Absolutamente… TUDO! Pois assim como nossos músculos, nossa inteligência, nossa habilidade em lidar com emoções, nossa capacidade produtiva, enfim, todo o nosso desenvolvimento segue a mesma lógica, ou seja, se fortalecem à medida que são submetidos a situações inusitadas e desafiadoras. Precisamos de dificuldades para ficarmos mais fortes e evoluídos em praticamente todas as áreas da nossa vida.

Por isso afirmamos que nós, mães e pais de crianças com desenvolvimento atípico, somos as pessoas com as maiores chances de evoluir, porque, se ser mãe ou pai já é um dos maiores desafios que um ser humano pode enfrentar, ser mãe ou pai especial está com toda certeza no rol das “5 coisas mais desafiadoras para a humanidade”.  🙂

About the Author

%d blogueiros gostam disto: