Os Três Significados do Banho

“Mãe, pra que tomar banho?” – Veja neste post os três significados do banho na vida de seu filho. Afinal, este hábito vai muito além da higiene (post com presente ao final 😉  

 


Com três filhos entre 0 e 4 anos, é muito comum aqui em casa que uma simples troca de fralda (ou ida ao banheiro, após o desfralde) *tenha* de virar um banho. Quando são bebezinhos, já rolou algumas vezes banho na pia do banheiro, de tão urgente que era a coisa!

 

Nesses momentos, embora sejam quase sempre emergenciais e corridos, tento fazer a hora do banho ser o mais tranquila possível para os pequenos. Por quê?

 

Porque a hora do banho é importante por três grandes motivos:

 

  1. O motivo mais óbvio: ensinar sobre higiene para as crianças. A higiene é um dos hábitos básicos da primeira infância e é importante que vá se consolidando na vida dos pequenos de forma tranquila, com boas recordações.

 

  1. Porque, ao ensinar sobre higiene, estamos também ensinando, naturalmente, sobre a dignidade do corpo humano. Afinal, por que limpar logo em vez de deixar a criança suja? Por que lavar todos os dias? Se, desde cedo, as crianças perceberem (com o cuidado dos pais) o valor que tem seu corpo, terão mais facilidade para entender o valor que elas têm como pessoas.

 

  1. Porque o banho é uma grande oportunidade de estímulos importantes para o desenvolvimento global do bebê. No caso de crianças com necessidades especiais, esses estímulos são cruciais. Com meu filho mais velho, pude aplicar no banho estímulos que lhe ajudaram muito na parte SENSORIAL, VISUAL e até de LINGUAGEM.

São dicas simples, mas muito importantes e eficazes. Reuni num PDF algumas dessas dicas — você quer recebê-las em seu email gratuitamente? Então clica aqui: https://materpaterplus.com.br/infografico-hora-do-banho-como-estimulo/

 

Se você tiver qualquer problema para baixar as dicas, me manda uma mensagem, ok?

 

E aí na sua casa? Já rolou algum “banho emergencial”? Como é a hora do banho?

Queremos ouvir sua opinião ;-)